VÉSPERAS DE NATAL
Às vezes penso: Em que dia ligam o aquecimento dos corações?
Há um dia em que começam a aquecer os corações no mundo, assim como se houvesse um interruptor que alguém liga e, lentamente, vai acendendo a luz e aquecendo os corações em toda a Terra, à medida do que a chama se torna azul, arroxeada e cada vez a chama maior, até chegar ao contorno encarnado da chama que no centro é amarela. Essa labareda, bem quentinha, que arde sem se apagar, durante o Natal.
Penso sempre que lá para dia 20 ou 21 de Dezembro, ligam de certeza o aquecimento. Na semana anterior ao Natal, nos dias que antecedem o dia 25 e, em especial, na própria manhã e tarde de dia 24, os termómetros do mundo estão no máximo. A Humanidade está bem quentinha. Não com o calor que arde, mas com o calor que aquece.
Quem dera que os corações se aproximassem, se abraçassem assim, quentinhos e calorosos, por mais tempo.
Mas, é coisa que não se mantém por muito tempo, esta união à volta do mesmo termostato de emoções mundial. Em Janeiro então parece que gelam. Vão a graus negativos, cinzentos. Mas, não nos remetamos agora ao gelo, que não interessa arrefecer quando sabe tão bem ter os pés e as mãos à lareira.
O Natal é a época mais quente do ano. O Mundo faz uma pausa na frieza em que vive todo o ano.
… Quem dera que assim fosse para todos!